14/01/2021

Anclivepa forte, ativa e participativa

Coluna Direct - Matéria da Revista Nosso Clínico


Este ano que se encerra ficará marcado na vida de todos. A pandemia de Covid-19 se instalou em todo o mundo e nos obrigou a mudanças e adaptações. O isolamento social e as medidas restritivas impactaram em toda a sociedade. Por ser considerado um serviço essencial, a atividade dos médicos veterinários continuou a todo vapor, mas também sofreu consequências, como o cancelamento do 41ª Congresso Brasileiro da Anclivepa.

Diante deste cenário, a Anclivepa Brasil, junto com as Anclivepas regionais e seguindo as orientações do CFMV, traçou novas diretrizes e estabeleceu ações necessárias para a mitigação da situação de modo imediato. Colocamos em prática novos projetos, lançamos mão de todos os meios tecnológicos para a continuidade de nossas atividades e consolidamos parcerias.

Logo no início da pandemia, a área científica da Anclivepa Brasil elaborou protocolos de atendimento e procedimentos para garantir segurança às equipes clínicas, tutores e animais. Sempre apoiada no princípio do associativismo ativo e participativo, nossa entidade se fortaleceu, o que foi fundamental para dar suporte adequado ao nosso segmento nesses tempos difíceis.

Como atesta o presidente da Anclivepa Brasil, Dr. Zohair Saliem Sayegh, "as atividades do setor de pets em 2020 estão bem fortalecidas porque as nossas atividades profissionais não tiveram nenhuma paralisação. Nós, clínicos veterinários de pequenos animais, trabalhamos de forma intensiva, com mais cautela por causa da pandemia, com novas regras estabelecidas pelas autoridades sanitárias, mas o trabalho continuou fluindo muito bem".

Em um esforço concentrado, a Anclivepa Brasil está dando total apoio aos associados e à categoria em geral na divulgação de informações, atualizações, debates e palestras. Com o apoio das Anclivepas regionais pudemos compreender o impacto direto nas ações presenciais e reforçar todo trabalho planejado que está em execução ou ainda em processo.
Intensificamos nossas parcerias com empresas do segmento pet, o que garantiu aos associados o melhor conteúdo científico atualizado, acesso a novas tecnologias e tendências do mercado. A exemplo do contrato estabelecido com a Special Dog, pelo qual oferecemos todos os meses o Terça Nobre, programa de educação continuada online, ao vivo.
Diante dos novos protocolos, inovamos ao lançarmos a campanha Anclivepa Solidária, disponibilizando no aplicativo da Anclivepa Brasil o conteúdo exclusivo do Terça Nobre de forma gratuita a todos interessados, independente de serem nossos associados.

"Nossas atividades científicas foram muito importantes durante o ano. Mantivemos todas as nossas ações previstas, como os webinars, vet fórum, enfim, muitas atividades. Além de ter um conteúdo específico, científico, nós trouxemos uma série de atualizações, como as relacionadas à legislação. Estreitamos nosso relacionamento com o CFMV, disponibilizamos todas informações sobre as novas portarias, atualizamos nossos colegas em relação ao Covid-19", afirma o Dr. Saliem, completando: "Enfim, nosso trabalho foi muito efetivo durante este ano. Foram muitas apresentações de palestrantes renomados, dentro e fora do Brasil, que trouxemos para os nossos colegas".
Como destaca nossa vice-presidente, Dra. Andréa Moraes Carneiro, "fizemos várias ações online, como os vet fórum, Terça Nobre, para não esmorecer o trabalho da Anclivepa Brasil de aprimoramento do conhecimento científico".

E não paramos por aí. Graças à parceria com a Mars Petcare potencializamos a capacitação do profissional veterinário, principalmente em relação à nutrição e bem-estar animal. Ampliamos os benefícios exclusivos aos nossos associados, como o convênio com a Fundação Getúlio Vargas para cursos de pós-graduação em Gestão de Pessoas, Gestão de Negócios, Receitas, Regulatórios e MKT de Relacionamentos.

Mas ainda temos muito a fazer. Em 2021 vamos intensificar nossas ações para o fortalecimento da Anclivepa Brasil e das regionais; ampliar os programas de formação e atualização científica de nossos associados, além de estarmos esperançosos para a realização do CBA, de forma presencial.

Conforme complementa o Dr. Saliem, "para 2021 renovamos nossas expectativas de novos desafios com a volta presencial das atividades da Anclivepa Brasil. Desde a realização do CBA ao tour nacional em parceria com a Mars Petcare, por meio do qual vamos promover palestras e debates em capitais e várias cidades do país".
Por sua vez, a Dra. Andréa também compartilha a esperança de, em 2021, "voltar às atividades presenciais. Vamos realizar o CBA. E continuar trabalhando para aumentar o conhecimento dos nossos associados através de palestras e simpósios via digital. No próximo ano, pretendemos crescer ainda mais com esses trabalhos".
E, como não poderia ser diferente, para fazer frente aos novos desafios precisamos cada vez mais fortalecer a Anclivepa Brasil e suas regionais, com a ampliação dos associados e novas parcerias. Nas palavras do nosso presidente, "a importância do fortalecimento da Anclivepa para o pleno exercício dos profissionais é muito grande. A Anclivepa Brasil está trabalhando de forma exaustiva, sua diretoria executiva está trabalhando de forma exaustiva, para que possamos realmente fazer com que a Anclivepa Brasil seja para os profissionais uma luz no fim do túnel".

Reforça o Dr. Saliem que "pretendemos fortalecer a Anclivepa Brasil estimulando o crescimento das Anclivepas regionais. Isso é o mais importante. Precisamos ter a consciência de que as Anclivepas regionais têm que estar fortalecidas a cada dia, e nosso intuito é esse. É fazer com que todas regionais tenham autonomia suficiente para desempenhar suas atividades".
 

Presidente: ZOHAIR SALIEM SAYEGH - CRMV-SP 1460

Vice-Presidente: ANDRÉA MORAES CARNEIRO - CRMV-DF 0739