07/10/2019

"Diagnóstico diferencial da obesidade: será que é endocrinopatia?"

Terça-Nobre de outubro será dia 29 com a professora-doutora Viviani de Marco


A obesidade em pets representa grande fator de risco para muitas doenças, como ortopédicas, respiratórias, cardíacas, e pode encurtar o tempo de vida em dois anos e seis meses, segundo estudo feito pela Universidade de Liverpool e pelo Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM, com 50 mil cachorros. 

Doença de origem multifatorial, a obesidade pode estar associada ao aumento de ingestão alimentar, a redução do gasto energético, fatores genéticos e a várias anormalidades endócrinas. 

Para falar desse assunto e de muitos outros que abordam o tema tão importante, o próximo Terça-Nobre, realizado no dia 29 de outubro, às 20h, trará a professora-doutora Viviani de Marco, presidente da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV), pós-doutoranda da Faculdade de Medicina da USP com pesquisa em tumores adrenais e sócia-proprietária da Clínica Naya Especialidades (SP) onde é responsável pelo Serviço de Endocrinologia.

 

Com o tema “Diagnóstico diferencial da obesidade: será que é endocrinopatia?”, a Doutora Viviane vai abordar como diferenciar a obesidade primária da secundária associada a endocrinopatias e quais as alterações de exames complementares mais frequentes nos casos de obesidade e doenças endócrinas associadas a ganho de peso. 

Exclusivo para associados das Anclivepas regionais, o Terça-Nobre é um programa de educação continuada, com seminários apresentados por profissionais de renome, transmitido ao vivo, na última terça-feira de cada mês.

Ao final da palestra,  ela responderá questões relativas ao tema ao vivo. 

O programa, on-line, ao vivo pode ser acompanhado no canal da ANCLIVEPA BRASIL, no https://eventials.com/anclivepabrasil/

Para participar, basta se cadastrar no canal usando o mesmo login informado na regional e escolher uma senha no primeiro acesso.  Quem perdeu alguma edição, pode conferir os conteúdos produzidos nos últimos 18 meses. 

Equipe Anclivepa Brasil