12/07/2021

Coluna Direct de julho 21

Fortalecer o associativismo e o orgulho de ser Anclivepano


A Anclivepa Brasil elegeu no dia 26 de maio sua nova Diretoria Executiva e Conselho Consultivo para o biênio 2021-2023. O pleito, realizado pela primeira vez na história de modo virtual em virtude da pandemia do Covid-19, foi um sucesso, reafirmando o fortalecimento do princípio do associativismo que sempre nos guiou.
Conforme destaca o novo presidente, Dr. André Lacerda, "essa diretoria tem por objetivo tornar a Anclivepa mais democrática e, principalmente, olhar para a sua base apoiando o crescimento das regionais, resgatando o associativismo e o orgulho de ser Anclivepano. Pretendemos fortalecer as ações relativas à educação continuada e de forma inédita ações de apoio à ciência por meio da pesquisa e estudos clínicos. Vamos debater e praticar ações em temas importantes para o nosso segmento, como a síndrome de burnout, o bem-estar e a proteção animal. Pretendemos intensificar as ações referentes ao título de especialista e a criação e implementação de uma certificação de proficiência em clínica. Em outra frente estamos concorrendo para sediar o Congresso Mundial da Wsava em 2025".
Ao abordar as perspectivas do mercado veterinário, o Dr. Lacerda destaca que a expansão ao longo dos últimos anos "vem aliada à maior procura de serviços veterinários cada vez mais qualificados, abrindo dessa forma muitas oportunidades no mercado pet. Além disso, a Anclivepa vem atuando na medicina veterinária de pequenos animais no sentido de promover o crescimento desse segmento da profissão, com intuito de levar educação continuada e promover ações que levem benefício à classe".
Quanto ao perfil de gestão da nova diretoria, o presidente faz um chamamento "para que todos os colegas se associem às suas Anclivepas regionais e venham nos ajudar a construir uma Anclivepa realmente forte, baseada na democracia e na regionalização de suas ações. Queremos ouvir os médicos veterinários e que sua voz seja a nossa voz".
O vice-presidente eleito, Dr. Rogério Mello de Souza Lobo, afirma que sua contribuição para Anclivepa Brasil "se define em somar esforços para contemplar um dos maiores objetivos da equipe composta por esta diretoria, que é o fortalecimento das Anclivepas regionais. Quanto mais fortes forem as regionais, teremos assim uma Anclivepa Brasil solidificada. Também estamos empenhados em mostrar ao mercado que é necessário o trabalho do Clínico para se vender de forma especializada e qualificada os produtos destinados aos pets. Uma parceria de mão dupla".
O diretor secretário Filipe Silva Rodrigues também destaca o objetivo de fomentar o associativismo e assim "tornar a Anclivepa Brasil a entidade mais representativa para a classe Veterinária. Vamos fomentar e fortalecer as Anclivepas regionais para levar a educação continuada a todos os Estados do País, valorizando cada vez mais a Medicina Veterinária. Acredito ainda que devemos desenvolver laços muito mais estreitos com a classe política para que possamos propor ideias e implantar as mudanças que tanto almejamos".
O diretor tesoureiro Dr. Cauê Pereira Toscano se diz empenhado para "auxiliar a Anclivepa Brasil a desenvolver seu papel de representação nacional das Anclivepas regionais, fortalecendo-as, ampliando sua autonomia e reforçando sua presença no mercado como entidade de apoio aos médicos veterinários de pequenos animais".
Ao abordar o fortalecimento da entidade para que se torne mais conhecida, o Dr. Cauê recomenda a "implementação de boas práticas de gestão administrativa, aumentar a eficiência e a transparência dos processos desenvolvidos pela entidade, solidificando-a como plataforma colaborativa de apoio ao crescimento das regionais. Por meio da ciência e do ensino auxiliar na propagação da medicina veterinária de ponta nas unidades da Federação, aumentando a importância e o reconhecimento do médico veterinário como profissional fundamental perante a sociedade".
Membro do Conselho Consultivo, Dra. Ana Karina Lacerda Costa ressalta a importância de "inserir o médico veterinário com valorização e inovação na sociedade. As inovações tecnológicas na veterinária estão contribuindo para aumentar a qualidade de vida dos pacientes e descomplicando a rotina dos colegas. Não só a população vendo gradativamente mudanças nos profissionais da medicina veterinária, mas como consequência da evolução a valorização dos colegas".
Para o fortalecimento e reconhecimento da Associação, Dra. Ana defende investimentos "em marketing, gestão, empreendedorismo, desenvolvimento profissional, inovações tecnológicas com softwares em nuvem, telemedicina, dispositivos móveis, diagnósticos mais precisos dando vez à prevenção e a tratamentos assertivos".
A importância das regionais também foi abordada pelo Dr. Estevão Márcio Cavalcante Leandro: "Não vamos medir esforços para fortalecer as Anclivepas Regionais com inovações, cursos, atualizações, independência. O resultado será uma Anclivepa Brasil cada vez mais forte e atuante".
Neste mesmo sentido, o Dr. Nirley Vercelly Lopes Formiga reforça a necessidade "contribuir para união entre nossas regionais e entre nós e as demais associações e conselhos que representam a classe, com a finalidade de fomentar o ensino e o desenvolvimento técnico-científico, por conseguinte lutar pela valorização profissional, conscientizando a sociedade da importância do Médico Veterinário. É fundamental, no primeiro momento, estreitarmos mais a relação com nossos colegas Médicos Veterinários, sócios e não sócios, nos fortalecendo enquanto classe e entidade. Em paralelo, atuaremos junto aos tutores dos pets tornando-os nossos parceiros para o crescimento do mercado com qualidade, expandindo a percepção destes para a importância da Medicina Veterinária".
Esse é o espírito que norteia a nova gestão. Parabéns à Anclivepa Brasil e nossas regionais.