17/07/2020

Campanha Criador Legal lança vídeo sobre a importância das boas práticas de criação e da posse responsável dos pets.

Disponível nas redes sociais, vídeo discute o papel do criador legal e a responsabilidade com a vida animal


Campanha Criador Legal lança vídeo sobre a importância das boas práticas de criação e da posse responsável dos pets

 

Disponível nas redes sociais, vídeo discute o papel do criador legal e a responsabilidade com a vida animal

 

São Paulo, julho de 2020 - A Campanha Criador Legal lança o primeiro de uma série de quatro vídeos para conscientizar a população e apresentar os principais pontos da ação construída pelas entidades do setor pet. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a posse responsável pelas famílias, e sobre as boas práticas de bem-estar animal na criação de cães, aves, gatos, peixes e outros animais. 

 

Cães de raça, por exemplo, são o principal apoio para o trabalho de patrulhamento, busca e resgate realizado por policiais e bombeiros. Também são treinados para para serem cães-guia de pessoas com deficiência visual. Além disso, animais de raça definida oferecem às famílias previsibilidade em relação a comportamento geral e tamanho na vida adulta. Pássaros e peixes criados em cativeiro auxiliam na preservação das espécies quando oriundos de criadores legalizados.  

 

Mas justamente por ser uma relação recíproca, quem pensa em comprar ou adotar um pet deve ter consciência de que cuidar de um animal envolve responsabilidades que vão da garantia do alimento completo, consultas veterinárias até o tempo e a disposição para dar atenção e carinho ao animal escolhido.

 

Para ver o vídeo completo, acesse http://campanhacriadorlegal.com.br/

 

Além disso, a criação legal de animais de estimação é parte importante do setor pet, e envolve um mercado amplo, especializado em insumos e serviços, para atender suas necessidades.

 

É também o segmento que mais empregou dentro do universo de 2,4 milhões de vagas do setor. De acordo com o Instituto Pet Brasil, em 2019, os criadores representaram cerca de 85% dos empregos gerados no segmento pet, ou seja 2,1 milhões de empregos são diretamente ligados à criação. 

 

A campanha é uma parceria de Abinpet – Associação Brasileira das Indústria de Produtos para Animais de Estimação; Abla - Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia; a Anclivepa Brasil - Associac¸a~o Nacional de Cli´nicos Veterina´rios de Pequenos Animais; CBKC - Confederac¸a~o Brasileira de Cinofilia; COBRAP  - Confederac¸a~o Brasileira de Criadores de Pa´ssaros Nativos; FOB - Federac¸a~o Ornitolo´gica do Brasil e o Instituto Pet Brasil (IPB). 

 

A campanha Criador Legal conta, ainda, com o suporte de personalidades que são referências no mundo pet e no mercado de trabalho. O primeiro embaixador é Renato Leiva, profissional reconhecido no Brasil e no exterior quando o assunto e´ beleza animal. Leiva e´ vencedor e finalista de diversas competic¸o~es e possui certificac¸o~es internacionais em este´tica canina. E´ tambe´m um dos profissionais mais premiados e conceituados do mercado nacional e foi competidor pela selec¸a~o brasileira. 

 

Como se tornar um Criador Legal?

 

Além das mensagens que o Criador Legal leva ao público geral, a campanha disponibiliza uma ferramenta para o aperfeiçoamento dos criadores. O PDI Pet avalia o ni´vel de maturidade das empresas, redes de comercializac¸a~o, entre outros agentes do setor, em relac¸a~o a's boas pra´ticas de criac¸a~o de animais de estimac¸a~o, conforme o manual de boas práticas da Ca^mara Pet, vinculada ao Ministe´rio da Agricultura, Pecua´ria e Abastecimento (MAPA).

 

QUEM SOMOS

 

Abinpet - A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação representa a indústria pet e congrega os segmentos pet food (alimento e ingredientes), pet vet (medicamentos veterinários) e pet care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza). A entidade fortalece o setor por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento de seus associados e também para aumentar a percepção de que os benefícios da relação entre seres humanos e animais de estimação se estendem a toda sociedade. Também é referência técnica para o setor e publica o Manual Pet Food Brasil.

 

ABLA - A Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia busca junto a autoridades e órgãos competentes medidas eficazes que viabilizem a atividade econômica que representa, bem como se disponibiliza a colaborar para criação de um consenso em relação à preservação do meio ambiente e da biodiversidade brasileira. Para a ABLA, este é o primeiro passo de uma longa para consolidar objetivos. Somente unindo forças é possível chegar lá.

Anclivepa Brasil - A Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais é uma entidade de caráter científico, sem fins lucrativos, que congrega clínicos de pequenos animais, pesquisadores, professores e estudantes, A entidade proporciona aprimoramento, valorização e a dignidade ao médico-veterinário, por meio de ações e suporte nas áreas: técnico-científica, social, gestão de negócios e jurídica. 

 

CBKC - A Confederação Brasileira de Cinofilia é a entidade mater da cinofilia nacional. É a única instituição brasileira federada à Fédération Cynologique Internationale (FCI), maior comunidade canina do mundo. Entre suas diversas atribuições, a CBKC tem como finalidade preservar, desenvolver e aprimorar as diversas raças caninas, como também difundir a Cinofilia em todo território nacional.

 

COBRAP - A Confederação Brasileira de Criadores de Pássaros Nativos é uma entidade sem fins lucrativos, independente e desvinculada do Poder Público. É a instância máxima do movimento organizado de criadores de pássaros nativos. Reúne, representa, coordena e defende os legítimos interesses da classe, sendo formada por federações e suas respectivas entidades de criadores de pássaros nativos existentes em todo o Brasil. 

 

Instituto Pet Brasil – O IPB estimula o desenvolvimento do setor Pet, composto pelos pilares criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade lidera projetos de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo e à inovação, com o objetivo de profissionalizar toda a cadeia Pet. O objetivo da entidade é construir um setor mais profissionalizado, e fortalecer a relação entre seres humanos e animais de estimação, que comprovadamente é benéfica para a saúde e o bem-estar de ambos.

 

FOB - A Federação Ornitológica do Brasil, é uma entidade sem fins lucrativos que reúne clubes ornitológicos de criadores de aves domésticas e exóticas. O objetivo é difundir a ornitologia e orientar as boas práticas da criação de aves domésticas e exóticas, permitida pelas leis brasileiras.