24/03/2020

Decreto municipal de fechamento compulsório do comércio

Documento elaborado por entidades que apoiam a campanha Criador Legal


A cadeia brasileira de produtos e serviços para animais de estimação entende que medidas extraordinárias devem ser tomadas para impedir que o Coronavírus (Covid-19) se alastre e cause um colapso no sistema de saúde brasileiro, seja na rede pública ou privada. Os fabricantes, pet shops e profissionais liberais do setor estão cientes do problema e tomando todas as providências para contribuir com suas comunidades.
Devemos lembrar que, neste momento, muitas pessoas precisam de apoio psicológico, tornando os animais de estimação ainda mais essenciais na preservação da saúde mental. Alguns membros da sociedade, como idosos e pessoas solteiras, consideram apenas o pet como sua família. O vínculo com o animal é terapêutico, conforme atestam estudos científicos e, neste momento, é fundamental para o ser humano.

Queremos assegurar que os estabelecimentos pet e profissionais liberais do setor estão tomando as medidas sanitárias cabíveis e reforçando processos de higienização já existentes. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou a Recomendação ao Ministério da Saúde para que os consultórios, clínicas, ambulatórios e hospitais veterinários sejam registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e submetidos, obrigatoriamente, ao licenciamento e fiscalização pelos órgãos de vigilância sanitária. Com isso, esses estabelecimentos passam a ser reconhecidos como serviços de saúde e não devem ser fechados nesse momento. Medidas de prevenção de contaminação estão sendo tomadas com base nos mais rigorosos critérios.

 

Por conta do cenário exposto, as autoridades devem ter em mente que os pets, como membros essenciais da sociedade, não podem ficar sem acesso a itens básicos de sobrevivência como alimento, medicação, suplementos especiais, tapetes higiênicos, entre outros. As lojas do setor não podem ser fechadas compulsoriamente porque isso impediria o acesso dos donos a bens essenciais, como os dos supermercados, levando ao sofrimento de animais de estimação e possível aumento do abandono.

Sobre o Instituto Pet Brasil

O Instituto Pet Brasil (IPB) nasceu em 2013 para estimular o desenvolvimento do setor Pet, composto pelos pilares criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade lidera projetos de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo e à inovação, com o objetivo de profissionalizar toda a cadeia Pet. Nosso objetivo é construir um setor mais profissionalizado, e fortalecer a relação entre seres humanos e animais de estimação, que comprovadamente é benéfica para a saúde e o bem-estar de ambos.

O IPB disponibiliza informações relevantes para o setor, bem como promove a capacitação das empresas brasileiras, gerando mais competitividade e, com isso, serviços cada vez melhores para os nossos melhores amigos.

 

Sobre a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), representa a indústria pet e congrega os segmentos pet food, pet vet e pet care. Contribui para o desenvolvimento de seus associados e também para aumentar a percepção de que os benefícios da relação entre seres humanos e animais de estimação se estendem a toda sociedade. 
 

Sobre a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais

A Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa Brasil) possui caráter científico, sem fins lucrativos, e congrega clínicos de pequenos animais, pesquisadores, professores e estudantes. Proporciona aprimoramento, valorização e a dignidade ao médico-veterinário por meio de ações e suporte nas áreas: técnico-científica, social, gestão de negócios e jurídica. 

Sobre a Confederação Brasileira de Cinofilia 

A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), entidade mater da cinofilia nacional, é a única instituição brasileira federada à Fédération Cynologique Internationale (FCI), maior comunidade canina do mundo. Preserva, desenvolve e aprimora raças caninas, também divulga a Cinofilia em todo território nacional.

 

Sobre a Federação Ornitológica do Brasil

A Federação Ornitológica do Brasil (FOB), entidade sem fins lucrativos, reúne clubes ornitológicos de criadores de aves domésticas e exóticas. O objetivo é difundir a ornitologia e orientar as boas práticas da criação de aves domésticas e exóticas, permitida pelas leis brasileiras.

Mais informações:

imprensa@institutopetbrasil.com

(11) 3030-9404/9436