17/05/2019
O congresso sediado este ano em Brasília, agrega conhecimento científico com inclusão social e ambiental
O Congresso Brasileira da Anclivepa – CBA Brasília 2019 teve início na manhã do dia 16 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Na abertura, participaram o presidente da Anclivepa Brasil, Marcello Rodrigues da Roza, a presidente da Anclivepa DF, Andrea Moraes Carneiro, o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, a presidente da Anclivepa Alagoas (sede CBA 2020) e o deputado Fred Costa.
Ao abrir a cerimônia, Andrea Carneiro demonstrou o diferencial do evento que traz uma série de atividades de inclusão social e ambiental “Nosso congresso traz novidades, como nosso projeto de mini-gentilezas, promoção de plantio de árvores e interação com pessoas de Síndrome de Down” destacou a presidente do congresso que também convidou todos os congressistas a participarem.
Por sua vez, Marcello Roza despediu-se da Anclivepa Brasil. Ele chega ao final de seu mandato da entidade, agradeceu seus colegas de gestão. “Eu deixo a Anclivepa Brasil satisfeito, por trabalhamos e com apoio dos colegas da diretoria e dos conselhos consultivos e fiscal, conseguimos alcançar nossos objetivos. ” Ele também pontuou suas conquistas a frente da entidade. “Nós conseguimos uma boa parceria com a editora SECAD com o programa de educação continuada impressa PROMOVET, com módulos de livros; as palestras do “Terças-Nobres” que são publicadas toda última terça-feira de cada mês; a instalação do sistema de cadastro de associados, que reúne todas as anclivepas; parcerias com o Instituto Inova de São Paulo e a Fundação Getúlio Vargas. ” Explica Marcello.
Já o presidente do CRMV-DF, Laurício Monteiro Cruz, usou o termo “família multi-espécie” para destacar a presença de animais de companhia no leito familiar. “Hoje nossos animais não são apenas bichos de estimação, mas em muitos lares eles se tornaram membros da família”. Justificou o Laurício que também destacou o crescimento do mercado Pet no país.
O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV, defendeu a importância dos clínicos de pequenos animais afirmando ser um “gateiro”. “Eu sou um gateiro, tenho sete gatos em casa” em seguida ele destacou que o País é a segunda maior população de animais pet do mundo.
Homenagens e premiações
O tradicional prêmio veterinário do ano, oferecido pela VetNil em parceria com a Anclivepa Brasil, foi entregue pelo seu representante, Cristiano Sá. O agraciado desta vez foi o médico-veterinário Paulo Cesar Jarck.
Ainda na abertura do evento, verdadeiros “heróis” também receberam homenagens do congresso. O grupo de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal, receberam uma placa em agradecimento pelos valorosos serviços prestados a comunidade de Brumadinho-MG, em apoio as forças de segurança da região. Os cães também receberam medalhas.
O Congresso Brasileiro da Anclivepa está em sua 40º Edição e pela segunda vez em Brasília. O evento oferece a seus congressistas palestras voltadas a médicos-veterinários e estudantes além de uma feira de negócios onde os participantes podem conhecer novos equipamentos e produtos médicos-veterinários.
Assessoria de Comunicação Social da Anclivepa Brasil
© ANCLIVEPA BRASIL todos os direitos reservados